DutchEnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

A FUNDACENTRO – Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho foi criada no ano de 1966. Sua criação foi motivada pelos altos índices de acidentes e doenças do trabalho que ocorriam na época, e aconteceu durante o Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, realizado em São Paulo.

A entidade nasceu da lei n° 5.161, de 21 de Outubro de 1966.

Pouca gente sabe, mas a entidade foi responsável pela formação dos primeiros Engenheiros, Técnicos de Segurança do Trabalho, Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem do Trabalho formados no Brasil. No total, mais de 100 mil anos passaram pelos cursos de especialização da entidade, e eles foram ministrados até 1986.

QUAL A RELAÇÃO DA FUNDACENTRO COM SST?

Ela é o principal órgão de pesquisa em saúde e segurança do trabalho no Brasil. Muito da pesquisa da FUNDACENTRO acaba se tornando um norte para ações de SST nas empresas pelo Brasil.

A entidade tem ligação com o antigo Ministério do Trabalho, atual, Ministério da Economia. Tal ligação começou no ano de 1974 e exigiu a construção do Centro Técnico Nacional da FUNDACENTRO, sendo construído em 1983, na cidade de São Paulo.

QUAL A FUNÇÃO SOCIAL DA FUNDACENTRO?

A pesquisa da FUNDACENTRO muitas vezes desemboca em ações práticas que beneficiam trabalhadores e empresas.

No ano de 2018 estive na FUNDACENTRO da Bahia e o pesquisador que estava presente me contava que eles foram numa fazendo para avaliar determinado risco, e descobriram uma medida preventiva eficiente, mas que ainda não era aplicada.

E então eles acionaram o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o mesmo pode ver o quando aquela medida preventiva fazia sentido, resultado prático, o firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a empresa, no qual a empresa se comprometeu a implementar a medida de controle descoberta pela FUNDACENTRO.

O resultado para a empresa é que conseguiu diminuir o índice de adoecimento assustadoramente após a medida aplicada.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
nossa página no Facebook
Equipamentos de Proteção
Leia mais
Parceiros