DutchEnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Só “Perde os Freios”,
o Motorista que “Não Sabe Frear!”

Quando o condutor diz que “perdeu os freios”, ele por muito tempo insistiu em frear de maneira errada!
Em curvas e declives (descidas) é muito comum, mesmo com sinalizações alertando sobre o risco, o condutor simplesmente tirar o pé do acelerador para reduzir a velocidade.
Como aparentemente não há sensação de risco, ele entende que esta é uma boa forma de controlar o veiculo e acaba se acostumando em desprezar o freio mais importante e eficiente de que dispõe o veiculo:
O FREIO MOTOR, acionado também através da redução da marcha!

Se o condutor fosse acostumado a fazer o uso do freio motor, jamais ouviríamos, após tantos acidentes ocorridos diariamente, a justificativa de que o motorista “perdeu os freios”.
Só perde os freios quem não sabe frear!
Quem tira o pé do acelerador em descidas e curvas, mas mantém o carro em marcha alta, está usando todo o peso do veiculo multiplicado pela força da inércia (no caso da descida), e da força centrifuga (no caso da curva).
Ao se deparar com todo esse peso em velocidade, a tentativa de segurar toda essa força com o freio do pedal com certeza será insuficiente.
Use o freio motor através da redução da marcha
Ao fazer uso do freio motor em curvas e declives acentuados, você utiliza muito pouco os freios, e evita com isso um desgate desnecessário dos pneus, das pastilhas e discos, além de acidentes pois terá sempre o controle do veículo!
E, para veículos com o câmbio autómatico a orientação é a mesma: Faça a redução manualmente, mas trafeque sempre utilizando o freio motor.
É mais econômico, além de mais seguro!
E então, vai usar o Freio Motor ou vai esperar
“Perder os Freios”?

Compartilhe:
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
nossa página no Facebook
Equipamentos de Proteção
Leia mais
Parceiros